POESIA: 'Mãe-Costureira', de Manoela Villa Verde

by - fevereiro 04, 2021

 

Créditos na imagem


Mãe-Costureira


Você escolheu os retalhos mais bonitos
para costurar minha vida.
Bordou meus sorrisos
Alinhavou meus sonhos
Reformou minhas lágrimas.

Com talento de Mãe-Costureira
tirou minhas medidas
e sem tecido para me cobrir
me apertou em seus braços.
Usou agulhas que não ferem,
fitas compridas
e deu nós que não desatam.

E me vestiu com panos coloridos
ligando minha história para sempre junto à tua.

Ser Mãe-Costureira dá muito trabalho:
É um “ata-desata”, “Mãe, faz isso!”
“Não posso, não tenho a máquina exata!”

Mas a máquina do tempo não para
e de repente passa a tesoura:
fios soltos
botões no chão.
A saudade vai cortar nosso coração...

Mas você costurou minha vida
com as linhas do amor
e não há nada mais bonito
para guardar de valor.

Você escolheu os retalhos mais bonitos
para costurar minha vida.
E eu, como posso retribuir se nem aprendi a fazer comida?


                                          manoela villa verde
                                                  (maio 2018)

Você pode gostar também

8 comentários

  1. Muito lindo e delicado, uma delícia de ler!

    ResponderExcluir
  2. Quanta delicadeza nestes versos de poesia... Todo ele prenhe de muita saudade, de muito afeto, de muito sentimento...
    O tempo é sempre providencial...
    Cujo sentindo quase sempre escapa à compreensão do ego... Poderíamos analisar este poema sob diversos angulos... falar da linha, das mulheres tecelãs e assim por diante... porém mais que racionaliza-lo, nos vale senti-lo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei sua leitura do meu poema.
      Agradeço enormemente.

      Pena que os comentários estão vindo sem os nomes das pessoas.
      É preciso estar logado em um email para que aparecça o nome!

      Excluir
  3. Também tenho uma mãe-costureira e me identifico tanto com o teu poema! O barulho ininterrupto da máquina de costura por noites a fio... Quanta luta para costurar uma casa, bordar as janelas, tecer a trama da criação com dignidade. Chorei quando ouvi e torno a chorar na releitura.

    ResponderExcluir
  4. Manu, quanto amor e calmaria você me passa através da tua escrita. Quero poder ler mais!

    ResponderExcluir
  5. Poema de uma delicadeza e sensibilidade ímpar! Consegui ouvir o barulho da máquina, os retalhos no chão. Parabéns, estou ansiosa pra ler mais!

    ResponderExcluir
  6. Manú,que lindo!
    Amei a parte q diz:
    "Mas vc costurou minha vida, com as linhas do amor, e não há nada mais bonito para guardar de valor".
    Seu poema é como vc minha querida,só amor e doçura.

    ResponderExcluir